Professora Lidiani Florencio 

Professora Lidiani Florencio 

Menu

Suruí 

O distrito de Suruí foi criado por meio de um Alvará de 1755, que também criou o distrito de Guapimirim (hoje município emancipado no ano de 1990). O termo Suruí é de origem tupi-guarani e significa “rio do sururu”. Provavelmente deve fazer uma indicação de que no rio que leva o nome do distrito havia muitos sururus, uma espécie de molusco bivalve (inserido em duas conchas) e muito conhecido no Nordeste brasileiro.

O distrito respira a tranquilidade de uma cidade do interior. Além de Suruí, fazem parte deste o bairro Santa Dalila, entre outros. O destaque de Suruí fica por conta da Igreja dedicada a São Nicolau e a estação ferroviária do lugarejo.

A igreja se localiza nas proximidades dos trilhos do ramal Guapimirim, no alto de uma elevação à margem do Rio Suruí. O Porto de Suruí – não há muitos vestígios deste atualmente – foi um dos principais do recôncavo da Baía de Guanabara e servia como um dos principais meio de locomoção entre Magé e a Corte Imperial, na muy leal Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Atualmente, a edificação vem passando por reformas estruturais.

Suruí um lugar Maravilhoso

Suruí um lugar Maravilhoso

X